Sabe o que é a Espirometria?

A Espirometria é um exame que tem como finalidade detetar e diagnosticar doenças respiratórias. Este exame consiste em avaliar a função pulmonar de três formas: quantidade de ar inspirado, quantidade de ar expirado e a rapidez da expiração.
É um exame que requer esforço físico e por isso, apesar de ser seguro para crianças e adultos de todas as idades, não deve ser realizado em doentes que tenham sofrido, recentemente, um ataque cardíaco, bem como por pessoas que tenham feito cirurgia ao tórax, cérebro, ouvidos, nariz, garganta ou estômago, uma vez que a espirometria aumenta a pressão nestes órgãos.
Durante o teste o paciente deve estar sentado e com as narinas tapadas com um clipe. O exame consiste em realizar inspirações e expirações profundas, durante cerca de 6 segundos sem interrupção, para um tubo que se encontra ligado ao espirómetro (aparelho que mede os parâmetro analisados no exame). No decorrer do exame é importante que os lábios estejam bem selados de forma a não permitir a saída de ar para fora do tubo.
Normalmente o exame não ultrapassa os 15 minutos.
Preparação prévia para o exame:
- Utilizar roupas soltas, evitar peças apertadas que podem interferir com a capacidade de respirar fundo;
- Antes do exame evitar comer uma refeição demasiado grande;
- Evitar exercícios físicos de alta intensidade;
- Não fumar ou ingerir bebidas alcoólicas.
 Parâmetros avaliados:
- Capacidade Vital Forçada (CVF), é a maior quantidade de ar ao expirar com força depois de respirar o mais profundamente possível.
- Volume Expiratório Forçado (VEF1 ou FEV1), analisa a maior quantidade de ar que se consegue respirar em um segundo. Permite avaliar a gravidade dos problemas respiratórios.
Os valores retirados do exame depois são sujeitos a comparação com os valores de referência (GLI — Global Lung Function Initiative), estes valores diferem consoante o sexo, grupo étnico, altura e idade do paciente.
Doenças detetadas através da espirometria
O seu médico poderá sugerir uma espirometria caso tenha sintomas ou sinais causados por doenças crónicas respiratórias como:
- Asma;
- DPOC — Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica;
- Bronquite crónica;
- Enfisema Pulmonar;
- Fibrose Pulmonar;
Os resultados do exame espirometria, juntamente com o histórico clínico e outros exames que sejam necessários, vão permitir ao médico da especialidade de pneumologia diagnosticar e tratar as doenças respiratórias.



