Campimetria

A campimetria ocular ou exame de campo visual visa o estudo da visão central (em frente ao nosso campo de visão) e periférica (na periferia do campo de visão). O objetivo da campimetria visual é avaliar se o campo de visão central e periférico estão normais ou se existem alterações em algum ponto da visão. Ou seja, a campimetria serve para detetar alterações na visão ou áreas do campo visual com alterações (centralmente ou na periferia).

Estas alterações podem ser causadas por diversas patologias, pelo que o médico oftalmologista pode recorrer ao exame de campimetria para auxílio no diagnóstico ou, então, como avaliação da evolução ou eficácia do tratamento em algumas doenças dos olhos.

Perguntas frequentes:

campimetria ocular ou exame de campo visual visa o estudo da visão central (em frente ao nosso campo de visão) e periférica (na periferia do campo de visão). O objetivo da campimetria visual é avaliar se o campo de visão central e periférico estão normais ou se existem alterações em algum ponto da visão. Ou seja, a campimetria serve para detetar alterações na visão ou áreas do campo visual com alterações (centralmente ou na periferia). Estas alterações podem ser causadas por diversas patologias, pelo que o médico oftalmologista pode recorrer ao exame de campimetria para auxílio no diagnóstico ou, então, como avaliação da evolução ou eficácia do tratamento em algumas doenças dos olhos.

Numa linguagem simples, podemos dizer que o campo visual ou campo de visão é toda a área que é visível com os olhos fixados em determinado ponto. Ou seja, é a área visualizável para a frente (visão central) ou, então, lateralmente (direita, esquerda, para cima e para baixo).

A perceção periférica no humano é à volta dos 180 graus no caso de estarmos a falar dos dois olhos. Num ângulo de visão de 180º, os dois olhos visualizam os 120º centrais. Os 30º periféricos, de cada um dos lados, são visualizados apenas por um olho (o olho da esquerda visualiza os 30º à esquerda enquanto o olho da direita visualiza os 30º à direita).

Na atualidade, a campimetria computadorizada (ou campo visual computorizado) é feita utilizando modernos equipamentos (campímetros) que nos permitem estudar o campo visual através de recursos computacionais. Este exame também é conhecido como perimetria computorizada.

A campimetria computadorizada pode ser monocular (realizada apenas num olho) ou binocular (realizada nos dois olhos).

Para além da campimetria computorizada a campimetria manual ou campo visual manual estuda também o campo visual mas através de equipamentos mais antigos.

A campimetria de confrontação, é outro método usado pelo oftalmologista, para a grosso modo certificar o campo visual do doente fazendo mostrar objetos ou dedos da periferia para o centro do campo visual.

MARCAÇÃO DE EXAMES

    LOCALIZAÇÃO

    CONTACTOS

    276 340 380

    geral@clinicadamuralha.pt

    Exames de diagnóstico

    Dispomos de um serviço de Imagiologia, equipado com os meios tecnológicos mais avançados, com capacidade de realizar todo o tipo de exames necessários a complementar o diagnóstico clínico.