Agendamento de Exames

Pode agendar o seu Exame preenchendo o formulário de contacto que se segue. Após efetuar o seu pedido, um assistente da Clínica da Muralha entrará em contacto consigo para confirmar o dia e hora do seu Exame.

O seu Exame só será efetivo após validação.

    LOCALIZAÇÃO

    CONTACTOS

    +351 276 340 380

    +351 932 956 280

    geral@clinicadamuralha.pt

    Exames

    Ecografia é uma técnica de imagem médica não-invasiva. Esta técnica utiliza ondas sonoras e um computador para capturar imagens do interior do corpo humano, órgãos e vasos sanguíneos.

    É utilizada com muita frequência para exames gerais, abdominais, ginecológicos/obstétricos, vasculares e urológicos. É um procedimento muito comum, sendo com frequência, o primeiro exame de diagnóstico, antes da realização de um TC ou de uma RM.

    A sua realização não envolve a utilização de raios-x. Não há efeitos secundários conhecidos, se a ecografia for realizada corretamente.

    O eco-Doppler é uma funcionalidade da ecografia (ou ultrassonografia, muitas vezes abreviado para ECO) que permite avaliar o fluxo dos vasos sanguíneos (artérias ou veias). Este exame serve para auxiliar o médico no diagnóstico de várias patologias (doenças) de diferentes áreas anatómicas, conforme veremos adiante com maior detalhe.

    Para a realização do eco-Doppler é utilizado um aparelho, denominado ecógrafo que através de uma sonda permite obter imagens que nos permitem estudar o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos.

    Existem duas formas principais de avaliação: Doppler cor ou colorido e o Doppler espectral.

    O Ecocardiograma é um exame, que utilizando ultra-sons, regista imagens em movimento do coração e dos vasos sanguíneos próximos. Ou seja, regista a forma como o coração se contrai e bombeia o sangue. Este exame permite diagnosticar várias anomalias que afetam o coração.

    Os tipos de Ecocardiograma mais frequentemente realizados são: o Ecocardiograma de Modo M-2D, para avaliações morfológicas e as funções cardíacas; e o Ecocardiograma de Modo M-2D com Doppler que permite também a avaliação do fluxo sanguíneo e os movimentos do coração.

    retinografia permite observar e fotografar a retina, o nervo ótico e o fundo do olho. No exame de retinografia ocular as imagens obtidas estão a cores e em alta resolução, permitindo desta forma ver com detalhe todo o fundo ocular (veja fotos superiores). Como as imagens captadas são obtidas a cores, o exame é, por vezes, também conhecido como retinografia colorida.

    O equipamento utilizado na retinografia é chamado de retinógrafo

    campimetria ocular ou exame de campo visual visa o estudo da visão central (em frente ao nosso campo de visão) e periférica (na periferia do campo de visão). O objetivo da campimetria visual é avaliar se o campo de visão central e periférico estão normais ou se existem alterações em algum ponto da visão. Ou seja, a campimetria serve para detetar alterações na visão ou áreas do campo visual com alterações (centralmente ou na periferia). Estas alterações podem ser causadas por diversas patologias, pelo que o médico oftalmologista pode recorrer ao exame de campimetria para auxílio no diagnóstico ou, então, como avaliação da evolução ou eficácia do tratamento em algumas doenças dos olhos.

    A Tomografia de Coerência Ótica é um dos mais recentes exames complementares utilizado no diagnóstico das doenças da retina e do vítreo.

    Através deste exame, conseguem-se obter imagens correspondentes a cortes transversais da retina e das estruturas intraoculares, como o humor vítreo.

    Trata-se de um exame não invasivo que utiliza uma tecnologia semelhante à da ecografia, utilizando, em vez de ondas acústicas, luz de baixa coerência. Deste modo, conseguem-se obter imagens de alta resolução.

    Atualmente, é um exame amplamente utilizado, sendo fundamental para o diagnóstico e controlo de diversas doenças oftalmológicas.

    Vantagens e benefícios

    O O.C.T, para lá de imagens de elevada resolução, permite medir a espessura e o volume da mácula (área mais central da retina) o que é muito importante no diagnóstico e no controlo da resposta ao tratamento.

    As grandes vantagens desta técnica são a sua simplicidade, rapidez, segurança e enorme qualidade das imagens obtidas.

     

    topografia corneana ou topografia de córnea é um exame de oftalmologia que serve para analisar o relevo e curvatura da córnea em toda a sua superfície, ou seja, desde o centro até à sua periferia. Permite-nos criar uma espécie de “mapa tridimensional” ou “mapeamento” de toda a superfície da córnea, mostrando eventuais irregularidades na espessura ou relevo e curvatura da córnea.

    A topografia corneana é também conhecida como ceratografia computadorizada. Na atualidade, este exame é efetudo de forma computorizada. Um computador recolhe as medições de posição e altura de vários milhares de pontos em toda a superfície da córnea e efetua a análise necessária. A topografia da córnea pode ser representada em forma de gráficos coloridos (veja fotos superiores), permitindo assim uma leitura mais simplificada.

    As curvaturas da superfície anterior e posterior da córnea podem ser expressas como raios de curvatura em milímetros ou em termos clínicos mais frequentemente em dioptrias ceratométricas.

    Uma vez que a córnea é normalmente responsável por cerca de 70% do poder de refração do olho, a sua topografia é de importância fundamental na avaliação e diagnóstico de diversas doenças dos olhos ou em avaliações pré-operatórias em algumas cirurgias. A topografia da córnea é um exame que também é importante no acompanhamento e avaliação da eficácia do tratamento em algumas doenças oculares. 

    Dermatoscopia Digital é uma técnica que permite estabelecer um diagnóstico mais preciso das lesões pigmentadas da pele, utilizando um aparelho chamado dermatoscópio, que aumenta 20 a 70 vezes o tamanho da imagem da lesão. O dermatoscópio é constituído por lentes especiais que emitem luz polarizada conectada através de fibras ópticas a uma câmara digital. As imagens, geradas por epiluminescência, são analisadas pormenorizadamente.

    É um exame não-invasivo que permite a visualização de estruturas internas da pele sem nenhum traumatismo. Avalia lesões pigmentadas, definindo a sua natureza, distinguindo-as como lesões benignas, suspeitas ou altamente suspeitas de malignidade.

    Facilita a detecção precoce e atempada de melanoma e perrnite a triagem do que deve ser removido cirurgicamente.

    No exame são realizadas fotos de toda a superfície corporal do paciente (Mapeamento Corporal) e dermatoscopia digital das lesões pigmentadas. Dessa forma, todas as lesões são minuciosamente avaliadas.

    As imagens são armazenadas para poderem ser reavaliadas e comparadas no futuro, em observação sequencial, para detecção de mudanças subtis e não detectáveis a olho nu.

    É um exame complementar que requer experiência específica do dermatologista, cujo objectivo é acrescentar mais precisão ao exame dermatológico.

    A espirometria é um exame que serve para avaliar a função pulmonar (dos pulmões), medindo a quantidade de ar inspirada, a quantidade expirada e a rapidez com que se expira.

    A espirometria é utilizada para diagnosticar asma, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e outras doenças que afetam a respiração. Também pode ser usada periodicamente para verificar se um tratamento para uma doença pulmonar crónica está a ser eficaz.

    É um exame não invasivo que permite avaliar a função cardíaca. Através do eletrocardiograma – ou simplesmente ECG, como é conhecido – identificam-se eventuais anormalidades no coração, podendo, posteriormente, agir-se sobre elas.

    Marcação de Consultas

    Faça o agendamento da sua consulta Online