Sabe o que é a Dermatoscopia Digital?

Dermatoscopia Digital

A Dermatoscopia Digital é uma técnica que permite estabelecer um diagnóstico mais preciso das lesões pigmentadas da pele, com recurso a um aparelho chamado dermatoscópio, que aumenta de entre 20 a 70 vezes o tamanho da imagem da lesão. 

É um exame não-invasivo que permite a visualização de estruturas internas da pele sem nenhum traumatismo.

Esta técnica é fulcral para o acompanhamento dos múltiplos sinais que temos na pele e da sua evolução, em forma e pigmentação, ao longo dos tempos.

O diagnóstico e a avaliação são essenciais para uma deteção precoce de eventuais lesões benignas ou malignas que possam aparecer, facilitando também a identificação atempada de melanomas e permitindo a triagem do que deve ser removido cirurgicamente.

No exame é realizado um Mapeamento Corporal e uma dermatoscopia digital das lesões pigmentadas, para que todas as lesões sejam minuciosamente avaliadas.

As imagens são armazenadas para serem posteriormente reavaliadas e comparadas sequencialmente, ajudando na deteção de mudanças subtis e não detectáveis a olho nu.

 

Para que serve a Dermatoscopia Digital?

A dermatoscopia serve para não só acompanhar, mas também avaliar detalhadamente alterações na pele que podem ser sugestivas de malignidade, como:

  • Manchas na pele que podem ser sugestivas de melanoma;
  • Ceratose seborréica;
  • Hemangioma;
  • Dermatofibroma;
  • Sinais;
  • Lesões causadas possivelmente por infecções, como no caso da leishmaniose e HPV

Esta técnica é importante para acompanhar de perto as lesões pigmentadas da pele, observando a gravidade das alterações e a presença de infiltrações. 

Assim, o médico poderá indicar o tratamento precoce mais aconselhado para a situação, ou aconselhar a realização de exames como uma biópsia de pele.

 

Qual a função de um dermatoscópio?

O dermatoscópio é constituído por lentes especiais que emitem luz polarizada conectada através de fibras ópticas a uma câmara digital. As imagens, geradas por epiluminescência, são analisadas pormenorizadamente.

Isto permite um acompanhamento e avaliação mais precisos por parte do especialista, com base em imagens ampliadas e nítidas.

 

Que utentes devem efetuar estes exames?

É um exame complementar que requer experiência específica do dermatologista, cujo objectivo é acrescentar mais precisão ao exame dermatológico. Está indicado para pessoas com múltiplos nevos, sobretudo atípicos, e com antecedentes pessoais ou familiares de melanoma, uma vez que esta técnica permite um acompanhamento próximo e rigoroso que o leva ao diagnóstico precoce. 

 

Quando se deve repetir este exame?

A frequência deste exame deve ser definida junto do seu médico dermatologista. No entanto, geralmente repete-se o exame após 6 meses, passando depois a ser realizado para controlo anual.

Partilhe este artigo: