fbpx

Stayaway Covid – Perguntas frequentes

Stayaway Covid – Perguntas frequetes

Aplicação STAYAWAY COVID…

A app STAYAWAY COVID pretende identificar potenciais exposições a pessoas infetadas com COVID-19.

O funcionamento é simples: cada utilizador que tenha testado positivo poderá inserir o código do teste na app. Depois da validação da Direção-Geral da Saúde (DGS), a aplicação irá alertar outros utilizadores que tenham estado próximos do utilizador infetado – durante 15 minutos ou mais -, sempre sem revelar a sua identidade, os seus contactos ou os de outros utilizadores.

Quando não há registo de contactos de proximidade com elevado risco de contágio, a página inicial da app apresenta uma cor verde que mudará para o estado amarelo sempre que o utilizador tenha estado próximo de alguém a quem foi diagnosticada COVID-19.

Funcionamento, Perguntas e Respostas da aplicação

A aplicação não rastreia a localização do utilizador nem usa serviços de geolocalização. No entanto a aplicação indica que tenho de ativar o GPS para funcionar corretamente. Porquê?

A utilização das funcionalidades de “Exposure Notification” (EN) do sistema operativo não requer e não utiliza a interface de GPS. A solicitação feita pelo Android é incorreta e causa de preocupação em todas as aplicações que utilizam a EN. A Google está ciente do problema, mas, nas suas palavras, é “uma limitação do próprio sistema operativo”. O serviço Bluetooth de baixo consumo (BLE) está, no sistema operativo Android, ligado aos “Serviços de localização” pelo que estes têm de estar ligados para o utilizar.

A aplicação requer o Bluetooth sempre ligado? E acesso à Internet?

Sim, para estar ativa a aplicação precisa que o Bluetooth esteja ligado. Ainda assim, a aplicação usa Bluetooth de baixo consumo (BLE) que, como o nome indica, requer menos energia que o Bluetooth tradicional que utilizamos para ligar o telemóvel a altifalantes, auscultadores ou ao sistema de som dos automóveis.

A aplicação necessita periodicamente, uma vez por dia, de aceder a um servidor oficial e público do sistema (ver questão “Há dados que são disponibilizados online?” – secção “Segurança e privacidade dos dados”). Este acesso pode ser realizado por WiFi ou com dados móveis.

A partir do momento em que a aplicação tem a informação de que fui diagnosticado com COVID-19 deixa de monitorizar os meus contactos?

Sim. Finda a sua recuperação, retornando à vida normal, deve instalar de novo a aplicação STAYAWAY COVID para reiniciar o processo de monitorização.

Como é que a aplicação avalia a probabilidade de contágio?

A avaliação toma como base o conhecimento científico em cada momento e recomendado pelas autoridades de saúde. Atualmente, considera-se que a proximidade a menos de 2 metros e durante cerca de 15 minutos com uma pessoa portadora da doença potencia consideravelmente o contágio.
Havendo alterações nesta recomendação, a aplicação STAYAWAY COVID será ajustada de acordo.

Como sou informado de uma exposição de alto risco? Recebo um SMS, uma notificação?

Não, o alerta é feito localmente pela STAYAWAY COVID, ou seja, recebe na sua aplicação um alerta a informar que esteve em contacto com alguém a quem foi diagnosticada COVID-19.
Nenhuma entidade externa tem conhecimento da identidade do utilizador ou do seu telemóvel, pelo que não o poderá notificar, seja por SMS ou outro meio alternativo.
Além disso, nenhuma entidade externa possui a informação necessária, e que se encontra apenas no dispositivo do utilizador, para avaliar a sua probabilidade de contágio.

É necessário que 60% da população utilize a aplicação STAYAWAY COVID para que esta seja útil?

Não. A eficácia da aplicação STAYAWAY COVID é proporcional à sua utilização. Quanto mais pessoas utilizarem a aplicação, maior é a probabilidade de as pessoas portadoras da doença, mas ainda sem sintomas, serem rapidamente diagnosticadas.

Em que versões dos sistemas operativos Android e iOS é suportada a aplicação STAYAWAY COVID?

A aplicação STAYAWAY COVID foi desenvolvida exclusivamente para os sistemas operativos iOS, da Apple, e Android, da Google e depende especificamente da API de “Notificações de Exposição” das duas empresas. Por essa razão, a aplicação STAYAWAY COVID apenas é compatível com versões Android igual ou superior à versão 6.0 (Marshmallow) e iOS igual ou superior à versão 13.5.

Sempre que reinicio o meu telemóvel ou encerro as aplicações, a STAYAWAY COVID deixa de estar ativa?

Não. O comportamento esperado da aplicação é que esteja ativa sempre, mesmo tendo reiniciado o dispositivo. No entanto, é recomendada a abertura da aplicação para garantir que as notificações são recebidas atempadamente.

As notificações são enviadas mesmo quando a aplicação se encontra em segundo plano ou o telemóvel seja reiniciado. No entanto, o reiniciar do dispositivo pode, em alguns casos, não ativar o funcionamento em segundo plano da aplicação. Desta forma, recomendamos que o utilizador abra a aplicação após reiniciar o telemóvel, para garantir que a aplicação está ativa.

A aplicação é suportada em tablets?

Não, apenas em telemóveis.

Fonte: https://covid19estamoson.gov.pt/

INSTALAR APLICAÇÃO

LOCALIZAÇÃO

1107, 2021

0,1% das pessoas com vacinação completa foi infectada com o vírus

By |Julho 11th, 2021|Categories: Clínica da Muralha, Covid-19, Notícias|0 Comments

Mais 2323 novos casos de covid-19 e oito mortes. Graça Freitas adiantou que foram infectadas 3580 pessoas, num universo de quase três milhões. As autoridades de saúde prevêem que 80% da população tenha recebido, em Setembro, pelo menos uma dose da vacina.

Marcação de Consultas On-line

Agora pode fazer a marcação da sua consulta a 24 horas por dia, 7 dias por semana sem filas, sem esperas, sem complicações! No caso da Clínica da Muralha estar encerrada, não deixe de fazer a sua marcação. Será contactadono dia útil seguinte.

Partilhe este artigo:

Go to Top